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Internet do Comportamento: o que é, como funciona e vantagens

Internet do Comportamento: o que é, como funciona e vantagens

A conexão de rede está em constante atualização, pois buscam sempre melhorar a nossa experiência de navegação. Com o surgimento da Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial, muitas tarefas foram otimizadas, facilitando a vida de qualquer usuário e conectando o ser humano com dispositivos. 

Agora, temos uma nova tendência no setor, conhecida como Internet of Behaviour, ou seja, Internet do Comportamento que pode te ajudar a entender melhor o seu consumidor. Quer saber mais sobre? Continue lendo! 

O que é Internet do Comportamento (IoB)?

Para entender o que é Internet do Comportamento, é importante saber que essa tendência é o braço direito de outra tecnologia, a Internet das Coisas (IoT). 

Atualmente, existem diversos dispositivos responsáveis por criar uma casa inteligente, como, por exemplo, TVs e a famosa Alexa. Embora elas influenciem de certa forma nossas ações, existem algumas áreas que não conseguem alcançar. 

Portanto, a IoB surgiu para aperfeiçoar ainda mais essa influência. Em outras palavras, ela analisa e estuda o “quando, como e porque” as pessoas fazem qualquer atividade por meio de dados coletados por sensores, câmeras, entre outras fontes.  

Como funciona a IoB?

A IoB é um amontoado de diversas tecnologias que usa a ciência comportamental. Entre as tendências que ajudam no seu funcionamento, estão a Internet das Coisas, a inteligência artificial, a computação por nuvem, a big data analytics. Mas, afinal, como ela funciona? Confira abaixo para entender melhor! 

Internet das coisas

Conhecida como a Internet dos objetos, ela coleta os dados captados pelos sensores de um dispositivo, transfere para a nuvem, processa tudo e compartilha com o usuário. 

Tudo isso acontece via uma conexão sem fio. O processo para essa interconexão é curta comparada com as fases que a Internet de Behaviour passa. 

Focada em melhorar ainda mais a experiência, ela rastreia suas ações por sensores, coleta somente informações úteis, analisa logicamente, compreende os padrões e por fim usa isso para influenciar ou prever o comportamento humano. 

Inteligência artificial 

Nada disso seria possível sem o poder da inteligência artificial. Esse algoritmo é capaz de pensar e performar atividades como humanos. 

Por essa razão, ela é essencial no processo de análise de padrões do consumidor realizada pela IoB, facilitando o processo de influência por meio do compartilhamento individualizado de dados.  

Big data analytics

Já sabemos que para a mágica do IoB acontecer, é necessária uma quantidade alta de informações, certo? 

Portanto, as plataformas referentes a essa tendência tecnológica, utilizam o data analytics que podem ser implementados em softwares, como o CRM, para uma visualização melhor das soluções. 

Computação em nuvem

Como foi dito anteriormente, este algoritmo requer bastante espaço para armazenar todos os bancos de dados. Ou seja, se você quer que seja bem efetiva sua análise comportamental, é fundamental que a plataforma de Internet of Behaviour contenha uma computação em nuvem. 

Ciência comportamental

O alicerce da IoB é a ciência comportamental, uma disciplina que estuda o comportamento humano com o objetivo de compreender o motivo por trás de cada atitude tomada pelas pessoas. 

Dessa forma, essa tendência ajuda a entender as motivações, hábitos, influências sociais que expliquem o motivo pelo qual a pessoa compra determinado produto ou interage com certas redes sociais.  

Vantagens e desafios da Internet do comportamento

De acordo com a Gartner, até 2050 é possível que 50% da população seja participante de pelo menos um programa de IoB. Dito isso, um dos maiores beneficiados pela Internet do Comportamento são as empresas, independentemente se for de grande, médio ou pequeno porte, visto que ela ajuda a compreender as ações realizadas pelos usuários em suas plataformas. 

Entre suas vantagens está a possibilidade de desenvolver uma experiência inesquecível de navegação, compreender as motivações por trás de uma compra, criar recomendações personalizadas, monitorar o time de vendas para aumentar o número de conversões e  testar diferentes campanhas. 

Os relatórios são muito promissores para diversos setores, porém um dos maiores desafios em relação a esse assunto está relacionado à privacidade e vazamento de dados, uma vez que essa tecnologia trabalha com um banco enorme de informações e não possui total controle sobre elas. 

Isso torna os dispositivos das empresas mais suscetíveis a crimes cibernéticos. No entanto, é possível elaborar práticas previstas pela LGPD que equilibrem e promovam a segurança dessas operações, como, por exemplo, a atualização de softwares de proteção e rastreamentos mensais de vulnerabilidades. 

Aproveite e conheça a história da Internet! 

Como a Internet do Comportamento pode contribuir no atendimento ao cliente?

Toda empresa tem como objetivo se comunicar na linguagem do seu usuário, aprimorar a sua experiência para que as taxas de conversão aumentem e fortalecer o relacionamento entre consumidor e marca. 

Com isso em mente, a IoB é uma plataforma que pode te ajudar a alcançar essa meta, uma vez que ele analisa as motivações e todas as ações que influenciam a compra de uma pessoa. Isso facilita no momento de planejar campanhas e estratégias de marketing que focam na personalização. 

Para isso, é importante avaliar tanto o comportamento do seu público quanto o de seus colaboradores, pois assim, você consegue identificar as falhas e brechas que podem ser melhoradas para proporcionar um atendimento de excelência com base na psicologia comportamental. 

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a Internet do Comportamento. Aproveite e leia também sobre a quantidade ideal de megas para trabalhar em home office. Até a próxima!