BLOG DELTA

Conteúdo exclusivo, novidades, informações

VELOCIDADE DO WI-FI, COMO FUNCIONA?

VELOCIDADE DO WI-FI, COMO FUNCIONA?

Quando você contrata internet na sua casa, a distribuição do sinal por wi-fi depende das condições físicas do canal sem fio, ou seja, vários fatores podem interferir na qualidade do sinal e deixar a internet mais lenta. Por exemplo, deixar o roteador próximo a objetos metálicos podem atrapalhar o funcionamento do aparelho, eletroeletrônicos também podem, às vezes, fazer a velocidade cair, a rede wi-fi do vizinho pode causar interferências, ou obstáculos, como paredes, podem reduzir a qualidade de seu serviço. Além disso, quanto mais distante o consumidor estiver da fonte geradora do sinal, maiores vão ser os problemas enfrentados. Sendo assim, como testar a velocidade da melhor forma possível? A Delta vai te dar algumas dicas:
Dica 1: Redes de computadores estão sujeitas a interferências eletromagnéticas de diversos graus de intensidade. É importante, portanto, que você procure realizar o teste de velocidade várias vezes, em horários e dias diferentes, com o objetivo de formar um quadro mais preciso do desempenho.
Dica 2: Outro ponto importante de atenção é desobstruir a rede. Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo podem impactar o teste de velocidade, com resultados inferiores.
Dica 3: Medir a velocidade do Wi-Fi pode depender do alcance. Como você já deve ter percebido, quanto mais você se afasta do roteador, mais a sua rede sem fio pode oscilar e apresentar interferências e instabilidades. Na hora de testar a velocidade, o ideal é que você conecte o cabo do roteador no seu computador para obter resultados fiéis.
Dica 4: Não deixe o computador em que realiza o teste – nem outros dispositivos conectados – fazendo download enquanto testa a velocidade. Baixar arquivos, sobretudo via torrents, pode impactar severamente o teste de velocidade. Outra precaução importante é desligar VPNs antes de dar início ao teste.
Dica 5: Outra ideia interessante é reiniciar o computador antes de realizar a medição de velocidade. Isso porque é possível que seu PC esteja rodando serviços em segundo plano, o que pode onerar a banda da sua conexão – como o Windows Update, etc. Reiniciar o PC antes de fazer o teste é uma forma de garantir que nada estará em segundo plano distorcendo as aferições.
Dica 6: Escolha uma boa ferramenta: existem diversas escolhas interessantes de sites que realizam os testes de velocidade. Optar por um serviço de qualidade e de confiança para realizar as medições é importante, já que testes duvidosos podem dar uma ideia errada da sua velocidade. Em nosso site você encontra uma ferramenta bem bacana para realizar a medição de velocidade da sua internet.